quarta-feira, 19 de agosto de 2015



Quando fui procurar artigos para postar neste blog sobre estrutura organizacional me deparei com uma quantidade significativa de temas e subtemas. O artigo postado anteriormente foi sobre Gestão e a EAD, e foi ressaltada a importância da gestão na educação para se obter melhores resultados. O artigo de hoje contém a mesma idéia principal, porém os autores escolheram o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. O que mais me chamou atenção no artigo foi a presença de fortes lideranças deste movimento social e como a presença dos mesmo pode afetar de maneira significativa a estrutura organizacional do movimento. 

O principal objetivo do artigo é compreender as relações entre a base do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e suas lideranças, tomando como elemento de mediação a estrutura organizacional formalmente adotada em 2003. Para chegar a esse objetivo o autor utilizou de três modelos de analise que são: “Clastres, que explora a ideia de estrutura separada do corpo social; Leach, que opõe um modelo abstrato de organização às situações práticas observadas e interpretadas a partir da materialidade do comportamento dos assentados e acampados; o Neo institucionalismo, que trata as instituições enquanto regras e normas que regulamentam a vida social.”

O novo modelo organizacional adotado em 2003 descentraliza os espaços de tomada de decisão. Os núcleos de família e as brigadas foram criados e não desarticulavam a estrutura de poder, o que resultou em uma melhora na comunicação e articulação do movimento. Outro ponto que é importante ressaltar do movimento como organização são seus aspectos simbólicos. Bandeiras, símbolos, bonés, hinos, dão sentido as ações do grupo e é como se fosse uma ligação entre a situação real e ideal para os integrantes o MST. Enfim, o artigo pode ser muito interessante para a administração quando o movimento foi encarado não de forma partidária e sim como um espaço onde as pessoas realizam ações para chegaram a um só objetivo, ou seja, uma organização.




Nessa semana resolvi postar um vídeo do professor Humberto Elias Lopes de uma aula da disciplina Administração Contemporânea da PUC Minas Virtual. Alguns podem considerar o vídeo um pouco extenso, entretanto tudo é muito bem detalhado e explicado pelo professor. Primeiramente ele nos expõe alguns conceitos, logo depois são apresentadas alguns tipos de estruturas com um exemplo para cada. Enfim, vale a pena ver!




Elaborado por NewWpThemes | Modificado por Thais Henriques | Tema do Blog por Lasantha - Premium Blogger Templates | NewBloggerThemes.com