sexta-feira, 14 de agosto de 2015



Pesquisando alguns tópico importantes para a disciplica Comportamento Organizacional, encontrei um artigo interessante, que trata da estrutura organizacional na EAD. EAD significa Ensino a Distância e é uma modalidade de ensino recente no Brasil. Aqui existem dois tipos, a presencial onde o aluno vai a sala de aula ou a EAD, e a outra onde as disciplinas são estudadas pelo computador através de vídeos, apostilas, fóruns etc.  

O artigo se chama "A Estrutura Organizacional como Referência para a Gestão da EAD", e o mesmo contextualiza os vários contextos de estrutura organizacional e mantém um pensamento mais funcinal e objetivo. O mesmo ainda propõe favorecer as instituições de ensino a distância atraves de uma análise dos componetes das estruturas organizacionais dos mesmos. 

No artigo existe ainda um quadro de referência onde contém uma descrição das configurações dos setores das instituições, com a proposta de conhecer as áreas e o funcionamento das mesmas. Conhecendo estas áreas e como elas funcionam os gestores poderão agir com mais propriedade sobre o funcionamento da organização.

O interessante do artigo é que ainda não existem muitas pesquisas em EAD voltadas para a estrutura organizacioal da mesma, e o autor ainda deixa a sugestão de novas pesquisas sobre tais organizações. O quadro de referências contruido pelo mesmo pode ajudar tantos os pesquisadores quando os gestões que buscam compreender um pouco mais as bases da estrutura organizacional. Abaixo, deixo o link do artigo. Para acessá-lo é so clicar no nome do mesmo.

ARTIGO A ESTRUTURA ORGANIZACIONAL COMO REFERÊNCIA PARA A GESTÃO DA EAD


Antes de iniciarmos uma discussão mais profunda sobre Comportamento Organizacional, Estrutura Organizacional e seus diversos componetes, é de suma importância a exposição de conceitos relacionados ao assunto para enterdermos melhor com o que estamos trabalhando e como podemos aplicá-los de maneira efetiva.

De acordo com Lacombe (2004), comportamento organizacional é um "campo de estudos que visa compreender, prever, explicar e, se necessário, alterar os comportamentos das pessoas dentro das organizações." Com tal definição podemos começar a perceber a importância de tal campo para o desenvolvimento das organizações e também das pessoas que trabalham na mesma.

Enfim, outro conceito fundamental é o de estrutura organizacional, que pode ser definido como "o instrumento administrativo resultante da identificação, analise ordenação e agrupamento das atividades e dos recursos da empresas, incluindo o estabelecimento dos níveis de alçada e dos processos decisórios, visando alcance dos objetivos estabelecidos pelos planejamentos das empresas." (Oliveira, 2006). Observa-se que sem uma estrutura organizacional bem elaborada é muito díficil manter a ordem e o posicionamento de uma organização, tanto no nível tático quando no estratégico.

Pode-se dizer que através de um estudo bem elaborado sobre o comportamento da organização e uma boa manutenção da estrutura organizacional os resultados das empresas podem apresentar diferenças significativas.

Por fim, acredito que uma apresentação dos dois principais conceitos é um excelente começo para uma discussão mais enriquecedora, contribuindo para o entendimento dos futuros conceitos e até mesmo de casos e reportagens onde pode-se analizar uma empresa e sugerir algumas melhorias. Acredito que outros conceitos importantes serão apresentados e exemplicados em postagens futuras, já que no campo do Comportamento Organizacional existem inovações constantes.

O curso de Administração é um dos cursos mais antigos da UFSJ. Há mais de 20 anos forma profissionais (bacharel em Administração) para atuarem tanto na área pública como na área privada e terceiro setor. O curso foi reestruturado em 2008 e contempla um currículo atualizado e atentando para as necessidades do mercado atual e de acordo com as diretrizes curriculares do Ministério da Educação e Cultura.

Portanto, o curso de Administração busca privilegiar, através dessa formação, o desenvolvimento integral do aluno, visando à ampliação de sua capacidade de análise, crítica e empreendedorismo, estimulando e incentivando criatividade, tendo em vista contribuir para uma adequada e efetiva atuação em seu campo de trabalho.O curso é oferecido em duas modalidades: curso integral e curso noturno, com a oferta de 40 vagas para cada turno e que pode ser integralizado em 7 (sete) semestres, na modalidade de curso integral e em 9 (nove) semestres, para o curso noturno. Prevê-se um prazo mínimo de integralização em 6 (seis) semestres para o curso Integral e de 8 (oito) semestres para o curso noturno e um prazo máximo de integralização de 12 (doze) semestres para o curso Integral, e de 16 (dezesseis) semestres para o curso noturno.

O Administrador formado pelo curso de Administração pela UFSJ pode assumir papel como assessor, executivo, pesquisador ou professor nas áreas de finanças, logística, gestão de pessoas, material, marketing, tecnologia da informação, varejo e serviços, gestão da produção e da qualidade, administração do meio ambiente, dinâmica do mercado externo, gestão estratégica e administração geral. Ainda como administrador pode, também, abrir seu próprio negócio e gerenciá-lo, trabalhar em diversas áreas internas de uma empresa, prestar serviços para o governo ou, ainda, fazer consultoria tanto para empresas privadas quanto para órgãos públicos. Espera-se que o egresso do Curso de Administração da UFSJ seja um profissional com princípios éticos e morais, competências e habilidades necessárias ao seu exercício, com visão global, atuante na comunidade, com capacidade de promoção do bem estar social de forma pró-ativa, empreendedora e ética.

O nosso maior diferencial é a qualidade com que formamos nossos alunos para atuarem como Administrador, visto que o curso conta com excelentes e atuantes profissionais e professores mestres e doutores em regime de dedicação exclusiva. É um curso dinâmico, versátil, abrangente, integrado, progressivo e com ementas que interligam conteúdos de formação profissional, formação básica e suas tecnologias, além de conteúdos de formação complementar para enriquecimento do perfil do egresso. Nossos(as) alunos(as) participam de diversos projetos de pesquisas, de Iniciação Científica, de monitorias, de estágios extracurriculares dentro e fora da Instituição, de consultorias geradas pela Empresa Júnior, do Fórum Mineiro de Administração (CRA/MG), da Semana de Administração e outras atividades que complementam a formação desejada. Por isso acreditamos que o nosso futuro Administrador estará sempre apto para o "saber ser" o "saber fazer" e o "saber agir" nos vários segmentos do campo de sua atuação.






A Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) foi instalada em 21 de abril de 1987 como Fundação de Ensino Superior de São João del-Rei (FUNREI). No ano de 2002 foi transformada em Universidade.

Hoje a UFSJ está presente em 5 municípios. Seus cursos estão distribuídos em 6 unidades educacionais:

Campus Alto Paraopeba (CAP): localizado na divisa dos municípios de Ouro Branco e Congonhas
Campus Cento-Oeste "Dona Lindu" (CCO): localizado em Divinópolis
Campus Dom Bosco (CDB): localizado em São João del-Rei
Campus Santo Antônio (CSA): localizado em São João del-Rei
Campus Sete Lagoas (CSL): localizado em Sete Lagoas
Campus Tancredo Neves (CTAn): localizado em São João del-Rei 










A disciplina Comportamento Organizacional tem como objetivo apresentar os fundamentos acerca do comportamento organizacional, propiciar uma reflexão crítica a respeito das variáveis comportamentais que afetam a organização e utilizar os conhecimentos adquiridos para analisar o comportamento das organizações.

A disciplina é ministrada pela Professora Bernadete Oliveira Sidney Viana Dias, Graduada em Administração pelo Instituto Gammon, Mestra em Adminitração pela Universidade Federal de Lavras e Doutora em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais. Suas principais linhas de pesquisa são Cultura Organizacional, Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares, Comportamento e Mudança Organizacional.

Os pré-requisitos para cursar tal disciplina são Gestão de Pessoas II e Teoria da Administração II. A emeta da disciplina se baseia no estudo dos múltiplos aspectos do comportamento humano nas organizações; O indivíduo e a organização; Relação entre conduta humana e trabalho; Percepção, atitudes e diferenças individuais; Comunicação interpessoal e organizacional; Comportamento grupal e intergrupal; Liderança e gerência; Aplicações organizacionais: diagnóstico, gerência participativa, reestruturação do trabalho e inovações no contexto de trabalho; Criatividade: Dimensão pessoal e organizacional.

A metodologia para mencionar a disciplina será feita através de aulas expositivas e dialogadas, vídeos, estudos de caso e pelo portal didático da Universidade Federal de São João del-Rei.

Para saber mais sobre o Conteúdo, Critérios de Avaliação e Bibliografia Básica deixarei o link do Plano de Ensino.

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