quarta-feira, 26 de agosto de 2015



O artigo buscou apresentar algumas teorias sobre conhecimento organizacional e sobre espaços de criação de conhecimento. No mesmo existe algumas implicações teóricas, que são:

“em uma mesma organização podem coexistir diversos tipos de conhecimento – tácito X explícito, simples X complexo, sistêmico X independente, humano X estruturado.”

“o conhecimento não existe somente na cognição dos indivíduos, necessitando para a sua criação de um contexto específico em termos de tempo, de espaço e de relacionamento entre indivíduos.”

“as tecnologias de informação e de comunicação (TIC) poderão contribuir oudificultar o processo de criação de conhecimento.”

“para potencializar os processos de inovação, a organização deverá dispor em sua estrutura de espaços e situações que favoreça o relacionamento informal e face a face, criando um ambiente de sinergia e estímulo em que as emoções, as experiências, os sentimentos e as imagens mentais sejam livremente compartilhados.”

As teorias visão orientar as organizações e seus gestores para um melhor alinhamento entre processos, estrutura e comportamento, para assim fomentar a criação de ativos de conhecimento e alcançar melhores resultados.






"O secretário de Estado de Educação, Permínio Pinto, afirmou que sua pasta reduziu em 40% os cargos comissionados, denominados de Direção Geral e Assessoramento (DGA).

De 115, passou para 69 o número de funções indicadas à pasta. A nova estrutura organizacional, por meio do decreto nº 233 de 24 de agosto de 2015, foi publicada no Diário Oficial que circulou nesta terça-feira (25.08).

Desde o início desta gestão, os cargos comissionados não haviam sido preenchidos na sua integralidade devido a determinação do governador Pedro Taques de enxugar a máquina administrativa."

Na notícia acima é apresentado uma redução de cargos e logo uma mudança na estrutura organizacional. Tais mudanças podem provocar uma série de comportamentos diferentes nos integrantes da organização. Sabendo disso nós devemos conhecer os fatores que ocasionaram tal mudança e tentar ajudar a organização e todos os seus integrantes a aceitarem e progredirem em suas carreiras.

Elaborado por NewWpThemes | Modificado por Thais Henriques | Tema do Blog por Lasantha - Premium Blogger Templates | NewBloggerThemes.com